Divanilde Aparecida de Paula recebe título de Cidadã Emérita de Rio Claro


Diva

Proposta pela vereadora Raquel Picelli (PT) a homenagem foi realizada nesta quarta feira (26).

A Câmara Municipal de Rio Claro realizou nesta quarta-feira, dia 26, Sessão Solene de Título de Cidadã Emérita a Divanilde Aparecida de Paula.

A iniciativa foi da vereadora Raquel Picelli, por meio de Decreto Legislativo.

Compuseram a mesa diretora: o presidente da Câmara Agnelo Matos, as vereadoras Maria do Carmo Guilherme, Raquel Picelli, o vereador Dalberto Christofoletti, a vice-prefeita Olga Salomão, prefeito Du Altimari e a homenageada Divanilde Aparecida de Paula. Os vereadores Geraldo Voluntário e José Pereira dos Santos também estiveram presentes no Plenário.

“Dona Diva é um exemplo de mulher guerreira e há muitos anos atua no movimento social negro. È com muita honra que presto esta homenagem. Ela é uma referência para a cidade”, destacou a vereadora Raquel Picelli.

A vereadora Maria do Carmo Guilherme ressaltou que Dona Diva ensinou muitas coisas a ela. Dalberto Christofoletti enfatizou a luta pela comunidade negra.

Olga Salomão pontuou a importância da militância política da homenageada para que Rio Claro tivesse uma sociedade mais justa, mais humana e fraterna.

Em seu discurso, o prefeito Du Altimari pontuou a dedicação de Dona Diva para o avanço das políticas públicas direcionadas aos negros e a luta para a transformação da sociedade.

O presidente do Legislativo Agnelo Matos salientou a sabedoria da homenageada e o dom que ela tem de compartilhar seu conhecimento. “Ela tem conseguido realizar muitas coisas em prol da comunidade negra.”

Após receber o Título de Cidadania, Dona Diva usou a tribuna para agradecer  aos vereadores, vice-prefeita e prefeito, e em especial, os familiares. A homenageada ainda destacou que houve grandes avanços para a comunidade negra, porém ainda há muito a se fazer e indicou que a mulher precisa participar mais da política.

Breve Biografia

Divanilde Aparecida de Paula, presidente do CONERC - Conselho da Comunidade Negra de Rio Claro

Divanilde Aparecida de Paula, presidente do CONERC – Conselho da Comunidade Negra de Rio Claro

Divanilde Aparecida de Paula, Dona Diva, que é funcionária pública aposentada e Presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra. Nasceu em Rio Claro, onde sua família começou a vida na fazenda Mata Negra.

Dona Diva também coordena os trabalhos da Equipe Palmares, que em abril de 2014 completará 20 anos. A Equipe Palmares é uma organização de mulheres negras que lutam e militam pelo direito das mulheres, valorização da sua cultura e ancestralidade.

Pelo seu grande engajamento na militância do movimento social negro desde a sua juventude, ela tem muitas histórias de luta e resistência para contar.

A sua trajetória de militância também está ligada ao samba e sua escola de coração. A GRASIFS Voz do Morro, onde faz parte da Velha Guarda e é integrante fiel da ala das baianas.

Além de ser uma griô que tem a missão de contar histórias do passado da população negra, ela também é uma mulher que domina os saberes e sabores da culinária brasileira. Cria muitos pratos e mantém a tradição de servir receitas da época de sua avó.

Dona Diva é mãe de Roberto de Paula Neto e está numa família com mais de sete irmãos (um falecido).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s