Cassações de 64 na Câmara Municipal de Rio Claro


direitos_humanos58658O golpe de 1964 em seus aspectos locais e no país tem dupla programação no Plenário da Câmara Municipal de Rio Claro nesta sexta-feira (11).

Em palestra às 15 horas, o cientista social Benedito Tadeu César irá falar sobre o contexto nacional dos episódios de 50 anos atrás. 
Após a palestra, ele gravará no Plenário documentário para o Arquivo Municipal sobre o tema. A atividade é aberta ao público.

tadeuCientista Social em Porto Alegre, Tadeu César é irmão de Antonio Humberto César, um dos dezessete suplentes de Rio Claro impedidos de tomar posse por efeito do golpe militar

A suplente de vereadora impedida de tomar posse em 1964, Sebastiana Diuri, falará sobre a cena política local durante as cassações pela Câmara Municipal. Ela também gravará para documentário do Arquivo Municipal na mesma tarde.

A programação será concluída com Sessão Especial às 19h30 da sexta-feira, quando a Câmara Municipal fará ato de desagravo a familiares de vereadores e suplentes em 11 de abril de 1964.

Na solenidade, Benedito Tadeu César irá falar em nome dos dezessete suplentes. Sebastiana Diuri falará em nome das mulheres militantes na política. 

Precursora da presença feminina no exercício político, ela foi operária da Tecelagens Matarazzo de Rio Claro e sindicalista da categoria. Sebastiana é moradora em Amparo, município que lhe conferiu título de cidadania por serviços prestados nas áreas social e saúde.

Benedito Tadeu César é cientista social formado pela FFCLRC, mestre em antropologia social e doutor em sociologia e ciência política pela Unicamp. Professor na Universidade Federal do Espírito Santo (1977/1992) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992/2010), Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciência Política da UFRGS (2009/2010). Diretor do Jornal Eletrônico Sul21 (2010/2012), Atualmente é diretor presidente do Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais – InPrO, em Porto Alegre, RS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s