Susana Baca e a música afroperuana


Susana Baca por Liliana AvalosSusana Esther Baca de la Colina é uma cantora, compositora e estudiosa dos ritmos de ascendência “afro” do Peru.

Nasceu em 1944, no bairro de Chorrillos, em Lima, capital peruana. Junto com seu marido Ricardo Pereira é responsável pela recuperação de harmonias e ritmos da música afro-peruana quase esquecidos.

Procedente de una família muito humilde, Susana Baca viveu sua infância em Chorrillos, um bairro pobre de Lima,  lugar do qual, como faz questão de frisar em suas entrevistas, guarda as melhores recordações.

Atualmente percorre o mundo fazendo concertos. Susana goza hoje de reconhecimento nacional  e internacional. A artista recebeu por exemplo a Ordem de Cavaleira das Artes da República Francesa e a Ordem de Mérito da República do Peru.

Em seus 30 anos de carreira artística já realizou mais de 500 concertos em todo o mundo e recebeu honrarias em quase todas a cidades do Peru. Além de invariáveis críticas elogiosas da parte da crítica especializada.

Seu primeiro disco foi gravado em 1987. Reproduzimos abaixo o quarto álbum lançado durante sua carreira, que é considerado por muitos como o seu melhor trabalho.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s